A Cooperminas

Clientes

Junto a seus clientes, a Cooperminas cumpre a missão de fornecer um serviço legalizado de transporte de passageiros  e de escolares por meio de fretamento de veículos – vans, micro-ônibus e ônibus – seguros e confortáveis, que são conduzidos por profissionais treinados, fazendo isso por preços competitivos, mantendo o compromisso com a pontualidade e com a cordialidade.

Cooperados

Junto a seus cooperados, a Cooperminas cumpre a missão de promover a atividade do transporte fretado de passageiros com base no espírito cooperativista, visando à captação de clientes e a representação institucional dos transportadores cooperados. Neste sentido, atua como legítima representante de seus cooperados junto aos poderes públicos, em tod0s os níveis, e junto à sociedade, buscando manter as melhores condições de trabalho e de dignidade para a categoria dos transportadores.

Clique aqui e veja a nossa relação de cooperados. 

Cooperminas

A Cooperminas é uma cooperativa de transportadores que opera com agenciamento de transporte fretado de passageiros no estado de Minas Gerais e com o agenciamento de locação de veículos.
Segurança e qualidade nos serviços prestados por seus cooperados são as máximas que procuramos cumprir diariamente. Sendo assim, estamos inseridos em todas as lutas que visam a melhoria da qualidade do sistema de transporte fretado mineiro, tanto para os usuários quanto para todos os cooperados.

Cooperativismo

 Cooperativismo é a doutrina que preconiza a colaboração e a associação de pessoas ou grupos com os mesmos interesses, a fim de obter vantagens comuns em suas atividades econômicas. O associativismo cooperativista tem por fundamento o progresso social da cooperação e do auxílio mútuo segundo o qual aqueles que se encontram na mesma situação desvantajosa de competição conseguem, pela soma de esforços, garantir a sobrevivência. Como fato econômico, o cooperativismo atua no sentido de reduzir os custos de produção, obter melhores condições de prazo e preço, edificar instalações de uso comum, enfim, interferir no sistema em vigor à procura de alternativas a seus métodos e soluções.

História

A primeira manifestação concreta de cooperativismo ocorreu na Inglaterra, em plena Revolução Industrial, quando, em 1844, um grupo de 28 tecelões fundou a Sociedade dos Probos Pioneiros de Rochdale. Logo em seguida, outras cooperativas surgiram em outros países da Europa, como na França e na Alemanha.

No Brasil, o movimento cooperativista foi iniciado em Ouro Preto (MG), em 1889, com a criação da primeira cooperativa de consumo de que se tem registro no país, denominada Sociedade Cooperativa Econômica dos Funcionários Públicos de Ouro Preto. Logo, o cooperativismo, se expandiu para Pernambuco, Rio de Janeiro, São Paulo, Rio Grande do Sul, além de se espalhar em Minas Gerais.

Emblema do Cooperativismo

artigo2 O pinheiro é considerado símbolo da imortalidade e da fecundidade. Multiplica-se com facilidade, inclusive em terrenos inóspitos. Dois pinheiros simbolizam a união e fraternidade.
 circulo O círculo é uma figura geométrica que não tem começo nem fim, simboliza a eternidade do cooperativismo.
 circulo_pinheiro O verde-escuro simboliza o princípio vital da natureza e toda a esperança que ela encerra
 circulo_amarelo O amarelo-ouro, cor do sol, fonte de toda a energia e calor, fonte de toda a vida.
 circ_amarelo_pinheiro A combinação destes símbolos resultou na marca mundial do cooperativismo: Em qualquer país, em qualquer língua, quaisquer que sejam os princípios religiosos ou políticos, o emblema mostra a eternidade sem limites do círculo, abraçando os dois pinheiros unidos e coesos, imortais e fecundos nos seus princípios, perenes na multiplicação de seus ideais.